Henrique
Henrique
Henrique
Henrique
HENRIQUE GARCIA PEREIRA

 


Curriculum Vitae (Julho 2013)

Henrique José de Figueiredo Garcia Pereira nasceu 1945 em Lisboa.  Em 1969  licenciou-se em Engenharia Química e em 1971 em Engenharia de Minas no Instituto Superior Técnico. Em 1978  diplomou-se na École des Mines de Paris com uma pós-graduação em “ Geostatistique des Phénomènes non-stationnaires”, dirigida pelo Professor Georges Matheron. Em 1981  doutorou-se Engenharia de Minas no IST, sob a orientação do Professor José Quintino Rogado, com a dissertação “Análise estrutural e seus reflexos na avaliação económica de projectos mineiros”. Em 1990 obteve a Agregação no IST com o trabalho “Análise de Dados Geológico-mineiros. Aplicações e Estudo Metodológico”.

Desde 1994 é Professor Catedrático do IST, responsável pela cadeira de PLANEAMENTO e GESTÃO RECURSOS NATURAIS do curso de Engenharia do Ambiente e pela área  de  RECURSOS NATURAIS E AMBIENTE do curso de Engenharia Geológica e de Minas.

Em 1997-1998 foi Visiting Professor no Imperial College, responsável pelo sylabus, lecturing and examination da disciplina “ORE RESERVE ESTIMATION”, do terceiro ano do Mining Engineering Course.

Desde 1990 é director da Revista de GEO-SISTEMAS, das Edições Colibri, sendo responsável pelos Editoriais, coordenação de três números e revisão de artigos.

Em Junho de 1998 proferiu uma conferência no Pavilhão do Território da EXPO’98 “O lugar dos Geo-recursos no espaço do conhecimento”.

Fig 1Foi orientador de mais de uma dezena de Teses de Mestrado e de Doutoramento. Coordenou vários projectos de investigação financiados pela UE e pela FCT. É autor (ou co-autor) de uma centena de artigos científicos e didácticos.

Em Novembro de 2000 foi lançado pelas Edições Teorema o seu livro ARTE RECOMBINATÓRIA

Em Novembro de 2001 proferiu uma conferência na livraria LER DEVAGAR sobre “INFORMÁTICA E AMBIENTE”.

Em Dezembro de 2001 foi convidado pela SLOW FOOD a deslocar-se a Évora para apresentar a “ARTE RECOMBINATÓRIA NA LENTIDÃO GASTRONÓMICO- LITERÁRIA”.

Em 2002 publicou na editora DIFEL o livro “APOLOGIA DO HIPERTEXTO NA DERIVA DO TEXTO” (Prémio revelação da APE de 1999 na modalidade “Ensaio literário”).

Em 2003 publicou, na revista Singularidades nº 20-21 de Junho de 2003, o artigo “Ambivalências da Educação de ontém e de hoje”, que evoluiu para o texto “Da Uni-versidade à Multi-versidade”.

Em 2003 publicou na MEALIBRA, nº12 um comentário sobre o processo criativo, designado por “THE MAKING OF....Apologia do hipertexto na deriva do texto

Em Março de 2004 foi lançado pelas Edições Teorema o seu livro A MATÉRIA DE QUE SÃO FEITOS OS SONHOS.

Em Abril de 2004 publicou o livro  SYMBIOTIC ART, Ed. Institut d’Art Contemporain, Collection Écrits d’artistes, Villeurbanne, France ( em co-autoria com Leonel Moura).

Em Junho de 2005 foi convidado a proferir a Conferência de Abertura da INTERNATIONAL CONFERENCE ON ART AND COMMUNICATION, realizada no CCB e organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa.
 
Em Setembro de 2005 deu uma entrevista om-line para a Newsletter “DE FRENTE”, disponível em http://www.algebrica.pt/Arquivo/Newsletters/defrente/6/index.htm.

Em Setembro de 2004 publicou, em co-autoria com Leonel Moura, o texto  Symbiotic art as a new type of game recombining art, science and technology, disponível em www.interact.com.pt.

Em Setembro de 2005 foi convidado a proferir uma conferência no INSTITUT FRANCO-PORTUGAIS sobre “Bioarte”.

Em Outubro de 2005 proferiu a conferência  “EM LOUVOR DO ARTIFICIAL”, qualidade de orador convidado do 2º Fórum da Ciência, realizado no Porto.HGP

Em Maio de 2007 participou nos Seminários de Inovação do IST com uma conferência sobre «Ciência e arte».

 
Em Setembro de 2009  foi consultor da exposição realizada na Cordoaria Nacional sobre ARTE e CIÊNCIA. O seu texto  “Art as a new kind of natural philosophy: blasting boundaries” foi integrado no catálogo  "INSIDE Art and Science", LxXL, Lisboa 2009, p. 50-55 e a súmula da sua intervenção encontra-se no YouTube.

Em 2008 e 2009 foi lançado o seu livro em 3 volumes Fragmentos do Mediterrâneo (Uma análise Multidimensional)

Em 2011 foi publicada pela IST Press o seu livro Brasiliana Tangencial (Contensaios do Atlântico).

[Email: hpereira@alfa.ist.utl.pt]
[Voltar a cima] [CVRM] [IST] 
Web Master: V.Ramos e Marta M. [Julho 2001]; N.Benavente [2011]
[http://cerena.ist.utl.pt/hgp/]
 
 Entradas desde 23 Nov. 2000: