GeoProjecto

ist

O GeoProjecto, a segunda acção prevista no GeoExperimenta, tem como objectivo a participação num mini-concurso de propostas para projectos de investigação, projectos estes sobre as áreas científicas abordadas durante o GeoPaper.

A ideia é levar os alunos a conhecer outra faceta do trabalho desenvolvido num centro de investigação, mostrando de um modo realista e actual, a importância de ter ideias originais e de as saber passar à prática, de saber captar financiamento, de coordenar e trabalhar em equipa, de cumprir os objectivos propostos, de saber elaborar propostas para projectos de investigação, etc.

Cada grupo deve escolher uma das questões apresentadas após cada uma das actividades do GeoPaper que mais interesse despertou e elaborar uma mini-proposta para um projecto de investigação, de modo a convencer um júri constituído por um painel de investigadores do CERENA, de que a ideia proposta merece ser aprovada e “financiada” (ficticiamente) para futuro desenvolvimento. Ou seja, o objectivo é convencer o júri de que a ideia é importante e representa inovação.

O desenvolvimento das propostas é realizado em colaboração com os investigadores do centro responsáveis por cada uma das áreas. Sempre que se considere necessário ajuda para esclarecimento de dúvidas, as escolas devem contactar o CERENA.

O júri avalia todas as propostas e decide quais devem ser aprovadas para futuro desenvolvimento, tendo em conta as ideias mais originais, assim como o melhor planeamento e estruturação das mesmas. Os resultados do concurso (aprovação ou não do projecto) são divulgados na página do projecto no final do ano lectivo na seguinte página. Está prevista uma sessão de apresentação, aberta a todos os participantes do GeoPaper, das melhores propostas escolhidas pelo júri.

O GeoProjecto decorre desde o dia da visita de cada escola, e no máximo até ao fim do ano lectivo, altura em que são apresentados os resultados do concurso. O período de realização / apresentação de propostas é ajustado com cada escola / professor, tendo em conta que a grande maioria dos alunos irá realizar exames nacionais nesse mesmo ano lectivo.

A escolha dos temas, apesar de ter de ser baseada nas actividades do GeoPaper, é livre. As questões apresentadas no final de cada actividade são apenas sugestões. Os alunos poderão escolher uma questão qualquer que tenham interesse em desenvolver e planear, com base nas actividades a que assistiram.

A recepção de candidaturas para o GeoProjecto foram aceites até dia 23 de Maio de 2014.

Recebemos 8 candidaturas, todas da Escola Secundária Campos Melo da Covilhã.

Os resultados do concurso foram os seguintes:

1º Pneus ecológicos

2º Por Um Mundo Melhor: A Reciclagem

3º Montagem de um aquífero

4º Rochas sedimentares

O GeoProjecto nesta edição de 2014/2015 não foi realizado.

geoexperimenta_footer

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.

Skip to toolbar
Website Security Test